sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Centro Cultural de Cinema!! 2° Período

Após um período conturbado e pesado da facu e um bom descanço nas férias nd melhor do q
lembrar q eu tenho um blog e começar a me dedicar um pouco!!! huahuahua

Memorial Descritivo:

A idéia de projetar um Centro Cultural no Parque da Lajinha é um grande desafio. Os objetivos de se criar uma edificação em meio a uma grande área verde se tornam mais difíceis quando nos deparamos com um lago e um terreno irregular.
A escolha do tema se torna algo extremamente importante para um melhor aproveitamento e concepção do espaço.
Escolher o tema Cinema traz com ele grandes oportunidades de projeto, apresentando formas, histórias, conteúdo e acima de tudo criatividade.
Partindo de um estudo mais detalhado sobre um plano de projeto e a implantação no terreno o Centro Cultural começa a criar identidade e formas definidas.
Primeiramente a intenção era modificar o terreno o menos possível, deixando a natureza traçar o andamento do projeto. O caminho já presente para se chegar ao local da implantação do projeto foi mantido com as devidas necessidades para um melhor acesso, como inclinações e um acabamento em pedra. Uma rampa do talude até o segundo pavimento do Centro de Cultural foi idealizada, gerando assim mais uma opção de acesso e dando uma idéia de pertencimento do edifício ao terreno.
Existia a necessidade de se criar várias salas de exibição de cinema, já que naquele espaço aconteceriam vários festivais e aulas práticas como filmagem e direção. Pensava-se também numa videoteca, com os filmes mais famosos da história do cinema, para que o visitante tivesse a oportunidade de assistir com um grupo de amigos por exemplo.
Para isso cinco salas com capacidade para 10 espectadores foram criadas dentro de uma forma circular inspirada nos antigos porém famosos rolos de filmes. Com paredes retrateis essas salas podem se unir criando um ambiente maior, com capacidade para mais espectadores e alunos.
A idéia inicial de fazer uma rampa partindo de cima do talude chegando até um mezanino do prédio com o café e uma varanda foi mantida, porém foi criado um ambiente só, fechado em vidro, dando maior espaço útil para a cafeteria e não perdendo a vista privilegiada para o lago.
O Centro Cultural conta também com uma sala de exposições, que foi mantida em conjunto a recepção e ao hall de entrada, assim o visitante já se ambienta e cria maior expectativa e vontade de continuar por mais tempo no Centro Cultural.
A sala de administração apresenta-se discreta e bem localizada no interior do projeto, próxima a recepção e discreta na parte de maior movimento do local, dando conforto e tranqüilidade ao administrador.
A edificação é composta por grandes janelas que vão desde o chão até a sua altura máxima, isso proporciona uma iluminação natural durante todo o dia. Vidros escuros e brises protegem seu interior da intensa luz solar. Também existe uma iluminação zenital presente na parte curva do projeto, gerando um ambiente mais iluminado e livre.
As cores branca e cinza nas paredes em conjunto com vidros pretos remetem aos antigos filmes sem cores, trazendo o clima do tema para o local.
A escolha da cor vermelha em uma das coberturas se deve a intenção de chamar atenção ao visitante do parque de que existe algo de diferente ali, contrastando assim com o verde da natureza do lugar.
A divisão interna se faz com paredes de Drywall, trazendo assim, uma maior versatilidade ao centro cultural, podendo ter sua divisão modificada, além de apresentar uma excelente acústica e facilidade nas manutenções futuras.
A diferença nas alturas utilizadas aliadas a junção de formas em diferentes cores e matérias torna marcante e harmônica a existência do prédio.
Na conclusão do projeto podemos observar que os objetivos buscados foram alcançados. O projeto de uma construção que demonstrasse toda a importância e glamour do cinema unindo-se ao conforto, a disposição e a funcionalidade exigida se faz presente nesse Centro de Cultura, formando assim um projeto consistente e coerente perante as condições impostas.

Imagens do terreno:





Planta Baixa do 1° Pavimento:
Planta Baixa do 2° Pavimento:


Estas imagens em 3d foram feitas durante o proicesso de criação, assim dando pra observar a evolução do projeto:








Agora fotos do projeto fechado, a única alteraçao ficaria por conta da platibanda na parte de forma curva, dando uma maior uniformidade ao projeto:






Bom, me desculpem pelo excesso d conteúdo do post, esse eh o problema d postar raramente, depois tem q colocar td d uma vez só!!!
Qlq crítica ou sugentam tanto do post qto do projeto seram bem vindos!!!
Espero ter evoluido um pouco!!!
abçs

2 comentários:

* disse...

vc é realmente fan de niemeyer né? rs...que bom q ainda temos estudantes e futuros arquitetos que gostam e se inspiram nele para produzir arquitetura. Gostei do projeto só que falta aquela experiência em tratar com as linhas curvas. abs..

Luis

Unknown disse...

Olá, para projetar esse Centro Cultural qual as legislações que você utilizou? Tem alguma que determina distÂncia de poltronas, distância de telão, posicionamento do local de entrada da sala , local de saída de emergência?
É porque eu estou fazendo um projeto de Centro cultural para o TFG e preciso saber das legislações.
No aguardo, Kamila.