quinta-feira, 14 de maio de 2009

Até quando é o limite???

Passeando pela net e pelos sites de arquitetura nos deparamos com essas pequenas “ construções” e nos perguntamos: até quando é aceitável diminuir os espaços de vivencia do ser humano???

Muitas são as boas soluções, mas algumas são exagero total:

Small House Society:






































































Os fundadores da Small House Society, Jay Shafer, Shay Salomon, Nigel Valdez e Gregory Johnson defendem que, com os recursos economizados na construção de uma casa menor e mais adaptada às suas reais necessidades, sobra mais tempo e dinheiro para o lazer, a família, para a educação, saúde e outras coisas que realmente importam.

Como diz Jay Shafer: “Quando o mundo todo é sua sala de estar, uma pequena casa parece suficiente”.


Loft Cube:



















Um exemplo de solução interessante é o loft cube.  Com  boas soluções espaciais, a residência se mostra confortável mesmo possuindo apenas 40 m²

[m-ch]:














O micro compacto home [m-ch] é leve e muito compacta, habitação para uma ou duas pessoas. Suas dimensões são de apena s 2.6m formando um cubo e pesa 2.2 toneladas. 

Casa Tarzan:







































































Cada projeto é único, sendo desenvolvido e avaliado um por um, de forma a considerar fatores característicos como a interferência ambiental, o tipo e as condições estruturais das árvores e a dimensão necessária  de cada projeto. Para transformar a idéia em uma perfeita integração entre homem e natureza, é necessário saber preservar o meio-ambiente. 


A depender do projeto, a casa vem simples ou completa com móveis, mini-cozinha, depósitos, aquecimento, luz e até sistema de som multimídia. Para a segurança estrutural, são instalados tirantes e cordas, mas se não houver a possibilidade do encaixe total no tronco, são construídos palanques e pilastras. Essas construções mesmo com a finalidade inicial de residência, hoje já se tornaram foco de grandes empresas, parques, hotéis e demais empreendimentos ao redor do mundo.


Nakagin Cápsule Tower: 


































Nakagin Capsule Tower é um edifício localizado em Shimbashi, Tóquio, Japão. Projetado pelo arquiteto japonês  Kisho Kurokawa, tem as suas funções variadas entre residencial e escritórios. O tempo de projeto e execusão da obra foi de um pouco mais de dois anos, mais precisamente entre os anos de 1970 e 1972.

A construção de 13 andares é composta por cápsulas, pré-fabricadas em medida padrão de 2,3m X 3,8m X 2,1m. Cada uma dessas peças é presa por quatro parafusos de alta tensão a uma de suas duas torres, podendo assim, ser substituída a qualquer momento trazendo uma idéia pelo o arquiteto de sustentabilidade, embora, até hoje nenhuma das 140 cápsulas tenham sido trocadas e existe boatos sobre sua demolição.

Conclusão:

Não importa o tamanho da construção, pequenos projetos são naturais e necessários, porém assim como analisamos grandes projetos temos que cobrar as mesmas coisas dos pequenos: o bem estár do homem, atendendo a função, técnica aliado a estética e forma.

Também é importante ver os projetos "prontos", afinal, sua implantação tem que ser coerente e bem feita no terreno, não podendo ser implantado de qualquer maneira, afinal o terreno também compõe a arquitetura.




Nenhum comentário: